Olá pipocaaas,
Como passaram o fim de semana? espero que tenha sido tão bom quanto o nosso. É sobre ele que vamos falar hoje, porque fizemos uma viagem MARAVILHOSA, pra um lugar mais maravilhoso ainda, fomos até uma das principais áreas do ciclo do ouro, a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais!
Como começar a expressar o amor por essa cidadezinha em que 99,9% dela é histórica? não digo 100% porque hoje ela tem um único hotel (Grande Hotel) com construção moderna, mas todo o resto dela é histórica. O mais louco é que você vai andando na rua, e do nada se depara com casas, lojas, pousadas ou repúblicas (que não são poucas) com uma plaquinha prateada na porta dizendo algo como: "Aqui viveu fulano, um grande sei lá o que, que fez isso e isso e blá blá blá", simplesmente incrível. Nós somos apaixonados por museus, igrejas e coisas assim, bem velhas e com muita história, e em Ouro Preto é o que não falta. Em um ponto alto da cidade, olhamos pra baixo e conseguimos contar 8 igrejas, sem fazer muito esforço, só que a cidade tem muito mais que 8, porém muitas estavam em processo de restauração, portanto fechadas 😢, e as que estavam abertas pra visitação, não se podia fotografar nem nada do tipo, então vamos tentar falar delas ilustrando com fotos encontradas no Google...
Mas vamos começar pelo começo não é mesmo? kkk
Saímos do Rio quinta (14/07) às 23:30, fizemos uma parada de 20 minutos em Juíz de Fora, e chegamos em Ouro Preto por volta das 6:30 da manhã de sexta feira (15/07), nossa reserva na Pousada Mezanino estava marcada pra iniciar-se ao meio dia kkk, mas mesmo assim a dona, como uma boa mineira mega simpática, deixou que entrássemos antes do horário. Trocamos de roupa e já saímos novamente pra rua. Subimos a rua de nossa pousada; AH! falando em subida, Ouro Preto e campeã, a cidade é toda em altos e baixos, e ruas de paralelepípedos, então uma MEGA DICA: se for pra lá, sapatos antiderrapantes PUFAVÔ; mas enfim, demos de cara com a Praça Tiradentes (essa da foto acima), e confesso que mesmo já tendo visto por fotos, nos arrancou um grande suspiro de tão cute que ela é.
Fomos ao Museu da Inconfidência (essa construção com relógio da foto de cima), que como as igrejas, não podia ser fotografada 😒, em seu primeiro andar, encontramos um grande acervo de coisas relacionadas a inconfidência realmente, inclusive parte da madeira usada na forca de Tiradentes (foto), mas a sala que sem dúvida realmente nos deu um negocinho no peito, foi onde se tinha a lápide de Tiradentes e de outros que lutaram nesse período.
Ao subirmos para o segundo andar, encontramos um grande acervo de peças sacras, a maioria feitas por Alejadinho, nós que amamos essas coisas, ficamos crazy né! kkkkkk

Preço: 10 reais inteira / 5 reais meia entrada
Após a visita ao museu, entramos em nossa primeira igreja, localizada bem ao lado do museu. Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Mariana, onde também visitamos. Para se visitar a igreja tivemos que pagar 3 reais, e recebemos um papel que explicava todas as partes dela, inclusive a sacristia, simplesmente fantástica.
Logo em seguida fomos ao comércio, e entramos em diversas lojinhas de cacarecos pelas redondezas, já sondando os presentinhos e lembrancinhas que compraríamos kkkkkk, até que chegamos a uma feirinha onde só vendia artesanatos em pedra sabão, confesso que odiamos tudo, porque não gostamos de pedra, mas achamos interessante algumas coisas, principalmente o artesão fazendo na hora algumas peças.
Fomos também até a Casa do Contos, um museu com quadros e peças de artistas locais, onde nos fundos havia uma escada de acesso ao subsolo do prédio, que dava em uma senzala de escravos, com milhares de peças usadas por eles em diferentes funções. Nossa, que aflição dava ficar ali dentro, pensar em como eles viviam ali, bem triste sabe?
No segundo andar do prédio, encontramos uma grande linha do tempo das moedas, começando pelos objetos que eram usado como moeda de troca até os dias de hoje, bem maneiro ver a evolução desse pedacinho de metal, tão valioso, em diversos locais e períodos de tempo.
O sábado (16/07) passamos o dia em Mariana, na parte não destruída, é claro, e foi bem louco estar no lugar onde, bem próximo dali, milhares de pessoas perderam tudo, o coração ficou beeeem apertado o dia todo, e ver o quanto as pessoas ainda estão baleadas e tristes com toda situação, é bem triste mesmo. Mas enfim, ao chegarmos lá, nos deparamos com uma solenidade do Dia de Minas, dia da padroeira Nossa Senhora do Carmo, FERIADO, ou seja, a cidade estava praticamente toda fechada, ficamos fazendo hora até que pelo menos as igrejas se abrissem, vimos a solenidade, e depois andamos pela lindíssima praça e por algumas poucas lojinhas abertas, almoçamos e conseguimos pegar a igreja matriz aberta.
Essas duas são as principais igrejas de Mariana, a da esquerda (Igreja de São Francisco) estava fechada pra restauração, a igreja que visitamos foi essa da direita, e quando entramos, SURPRESA, uma igreja toda linda 😍, mega valeu os 2 reais que pagamos para entrar kkkkk
Nosso domingo (17/07) fomos, talvez, ao passeio mais maneiro de toda viagem, entramos em uma Mina de Ouro, tem noção? nos sentimos o oitavo e o nono anão da Branca de Neve kkk. Então, a Mina da Passagem é privada, e seus donos (a família Rodrigues) não a exploram mais, só usam para turismo e para prática de mergulho de caverna, pois lá em baixo, a mais de 300 metros abaixo da superfície, existe um mega lago lindíssimo, com a água MEGA CLARA. Descemos todo esse percurso num carrinho de minerador, muito maneiro vei kkkkkkkk
Nessa pedra que o Rafa ta segurando, o que é dourado, é ouro polido, e essa parte meio branca, é prata. INCHALÁ NÉ NON ? KKKKK
A guia que acompanha nesse passeio, vai mostrando tudo, explicando cada pedra e maquinário, mostrando inclusive aonde está o ouro da mina, mesmo não dando pra vê-lo a olho nu, pois ao contrário do que pensamos o ouro quando não polido, não brilha, eles só acham esse ouro (que nessa mina só se da em pó) dinamitando ao redor do quartzo leitoso (pedra do videozinho acima), pois é em volta dessa pedra, que essa outra, mega valiosa, se esconde.
Quando a gente chega no final de tudo, nos deparamos com um lago morto, MEGA MARA, onde fazem o mergulho de caverna, e gente, NÓS NUNCA VIMOS UMA ÁGUA TÃO CRISTALINA NA VIDA, e o mais legal é que o visitante que quiserem entrar nele pode, porém como o lago possui materiais pesados como chumbo e ferro, não se pode ficar mais de duas horas dentro. Não sabíamos disso, então não fomos preparados para entrar, mas nos contentamos com a vista dele de fora, que já estava maravilhosa!

Como bom católicos que somos, finalizamos nossa viagem indo a missa da segunda igreja mais rica do Brasil, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. E olha, ela não leva esse título atoa, INCHALÁ QUANTO OURO, a igreja é toda trabalhada no Ouro, tendo peças de arte de Aleijadinho e outros artistas e quadros de pintores famosos, como em todas as outras igrejas da cidade, a sacristia se torna um outro ponto turístico. No subsolo dessa igreja existe um museu de artes sacras, que infelizmente não podemos visitar todo por conta do horário que fomos, mas enfim, é tudo maravilhoso e lindo.
A tarde tomamos um café MA-RA, numa padaria, bem baratinha, próximo a nossa pousada, e que tinha muitaaaa coisa boa, principalmente os pães de queijo, só de lembrar a boca enche d'água kkkkk.

No sábado, pensamos muito aonde iriamos, porque gostamos tanto do O Sótão, que ficamos com medo de nos arrepender de não ter comido lá novamente kkkkk, mas optamos pela Hamburgueria Estrada Real, e graças a Jesus, não nos arrependemos, apesar de ter demorado um pouco pra ficar pronto, os sanduíches caseiros com nomes de cidades estavam ótimos, e a batata frita com queijo e bacon nem se fala, não lembramos quanto pagamos nos lanches, mas não foram muito caros, e valeu a pena!
Passagem: Ônibus Rio x Ouro Preto: aproximadamente R$ 260 ida e volta.
Ônibus Ouro Preto x Mariana: R$ 4,15
Uma dica, que a dona da Pousada Mezanino nos deu, e que depois confirmamos, é que não contratasse o serviço de nenhum guia, que ficam espalhados por toda a cidade, a menos que queira saber algo muito específico, porque a maioria dos pontos turísticos são alto explicativos, mas se quiserem, o guia cobra aproximadamente 60 reais por pessoa, só tenha cuidado pois alguns guias contam coisas que não são tão verdades.
Bom pipocas, é isso, em breve faremos posts com os looks que usamos nessa viagem linda. Esperamos que tenham gostado, e se tiverem uma oportunidade de conhecer Ouro Preto, vá sem pensar duas vezes, porque a cidade é tão fantástica, que já estamos com saudades. Nos nossos instagram tem fotos da viagens, entra lá pra ver!
Não esqueçam de curtir, compartilhar, divulgar e acompanhar o Pipoca Hipster.
Fiquem com Jesus e Maria 💖